PROTOCOLO INTERNO DE HIGIENIZAÇÃO NO CONTEXTO DE CRISE SANITÁRIA PROVOCADA PELO COVID-19
Última atualização: 20/2/2022
Dada a evolução da pandemia em Portugal, o O Governo, depois de ouvir os especialistas e de analisar os dados relativos à evolução da pandemia em Portugal, decidiu avançar com o levantamento de algumas medidas ainda existentes:
• Terminar com o confinamento de contactos de risco;
• Acabar com a recomendação de teletrabalho;
• Pôr fim aos limites de lotação em estabelecimentos, equipamentos e outros locais abertos ao público;
• Deixar de exigir certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
• Deixar de exigir teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
• Ainda assim, a Situação de Alerta continua em vigor em todo o território nacional continental;
Contudo, vão manter-se em vigor as seguintes medidas:
• Exigência de teste negativo, exceto para portadores de certificado de recuperação ou de certificado de vacinação completa com dose de reforço, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde.
• Uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
Apesar deste alívio, o Governo continuará a monitorizar em permanência a situação epidemiológica de Portugal.
LEIA TODAS AS MEDIDAS AQUI
A maioria das medidas descritas abaixo já estavam em vigor antes da crise atual.
Adicionalmente, concluímos com sucesso a formação na Certificação “Clean & Safe” do Turismo de Portugal.
Gostaríamos também que soubessem que a Quinta do Pé Descalço conta com amplos espaços exteriores para os nossos hóspedes, dispondo de apenas 6 quartos com capacidade máxima de 14 pessoas para manter a segurança e privacidade dos que nos escolhem para a sua estadia no Sintra.
DURANTE A CRISE
- A circulação no interior da Quinta deverá ser feita com porte de mascara.
Colaboradores
- O uso de mascara e de luvas é obrigatório durante a limpeza.
- Durante o check-in e check-out ou quando de qualquer interação com clientes em espaços interiores, o uso de máscara é obrigatório por ambas as partes.
- Nenhum colaborador se deve apresentar na Quinta apresentando qualquer tipo de sintoma de doença.
Limpeza e higienização dos espaços interiores
- Os quartos e casas de banho serão limpos com detergentes essencialmente á base de lixivia e desinfectados com soluções contendo no mínimo 70% de álcool. Uma especial atenção será dada aos elementos de contacto frequente como interruptores, puxadores de portas, etc.
- A roupa de cama e toalhas serão removidas das camas com especial cuidado para que partículas não sejam levantadas e após desinfeção. Da mesma forma, o conjunto será sistematicamente desinfectado e lavado a altas temperaturas na lavandaria parceira.
Refeições
- A desinfeção das mãos é obrigatória á chegada á sala de refeições.
- Não haverá buffet para o pequeno-almoço; os pedidos serão efetuados aos responsáveis que realizarão o prato na cozinha tomando todas as precauções necessárias de higiene (porte de máscara e mãos desinfectadas frequentemente).
- O tempo na sala de refeições deverá ser reduzido ao máximo e limitado ao tempo necessário para comer para uma rotação mais eficaz e para reduzir ao máximo o contacto entre hóspedes.
- A loiça será lavada na máquina a alta temperatura.
Espaços comuns exteriores
- Estes poderão ser utilizados sem máscara. Uma distância de 2m entre hóspedes não pertencendo a um mesmo grupo deverá ser respeitada.
- A piscina tem um nível normal de cloro. O controlo da qualidade da água é efetuado semanalmente.
- Dentro da piscina, a distância de segurança terá de ser respeitada entre hóspedes não pertencendo a um mesmo grupo.
- As espreguiçadeiras entre grupos diferentes de hospedes deverão ter no mínimo 2m entre elas.
Em caso de existência de sintomas
- No caso de existência de sintomas, o hóspede deverá comunicar imediatamente os factos á gerência e permanecer em quarentena no seu quarto assim como o/a eventual acompanhante. A situação será comunicada á DGS que tomará as medidas necessárias.
- O hospede terá o devido apoio da parte de gerência até ao momento da sua partida.
- No caso de doença num periodo de 2 semanas após o final da estadia, o cliente deverá informar a gerência e vice versa.